Detalhes do curso
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Apresentação
Contextualização
Com o novo regime jurídico para as contratações públicas (Lei nº 14.133, de 01.04.2021), uma série de desafios para todos que trabalham nessa área, sejam agente de contratações/pregoeiros, assessores jurídicos, controladores internos, gestores públicos, fiscais de contrato e demais servidores que, direta ou indiretamente, estão envolvidos com a demanda que carece de contratação. Inaugura-se assim uma nova dinâmica de contratações da Administração Pública, sendo essencial conhecer os seus institutos e saber como incorporá-los às rotinas de contratação inerentes a cada Administração. Todos deverão entender como essa nova sistemática será internalizada e como os seus comandos serão interpretados para uma melhor efetividade nas rotinas de contratação, seja pela via da licitação ou pela direta.
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Objetivos
Capacitar gestores e técnicos do setor público para a implementação e operacionalização segura da nova lei e seus regulamentos, cujos tópicos do conteúdo foram desenvolvidos de forma a propiciar a mitigação dos riscos mais significativos associados às inovações, na fase preparatória dos certames, nas contratações diretas, no julgamento de propostas e habilitação de licitantes, e na gestão e fiscalização dos contratos.
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Público alvo
Servidores públicos efetivos ou ocupantes de cargos em comissão responsáveis pelo planejamento da contratação, pela seleção do fornecedor, pela instrução de processo de sanção, gestores públicos, pregoeiros, fiscais de contratos administrativos, assessoria jurídica, controle interno, setores demandantes, ordenadores de despesa e demais envolvidos no processo de contratações públicas e contratos administrativos.
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Data e Horários
Datas: 27 e 28 de novembro de 2025.
Horários: Das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.Valor da Inscrição por participante
R$ 590,00 (quinhentos e noventa reais) por participante.Carga Horária
16 (dezesseis) horas/aula.
Local
À definir.
(São Paulo/SP)
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Incluso
Certificado digital com a carga horária
Apostila PDF
Consultoria de 30 dias via WhatsApp
Coffe Break período da tarde
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Palestrante
Jander Leal dos Santos
Economista, Bacharel em Direito, Pós Graduado em Direito Ambiental, Formado em Gestão Pública pela ENAP, Mestre em Planejamento Estratégico Ambiental, Doutor em Gestão e Auditoria Ambiental, Professor da Universidade Cândido Mendes – Instituto AVM (UCAM/AVM) no RJ na área de Direito Ambiental, Professor de Gestão Ambiental, Coordenador e Professor do MBA em Licitações e Contratos na UCAM/AVM. Ministra treinamentos na área de Compras Públicas Eletrônicas e Formação de Pregoeiros. Atuou como Encarregado da Seção de Licitações e Contratos da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha. Atuou como Docente no Centro de Instrução Almirante Newton Braga (Aperfeiçoamento e Formação de Oficiais da Marinha). Coordenador e Professor do MBA em Licitações e Contratos na Universidade Cândido Mendes /AVM. Possui 30 anos de experiência na área de licitações públicas. Pregoeiro desde 2000.
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Pagamento
Dados da Empresa
Nova Licita Capacitações LTDA
Nome Fantasia: Nova Licita
CNPJ: 60.733.799/0001-57
Inscrição Municipal: 08.02 1.241.111-9
Rua: Izaac Ferreira da Cruz, 2788.
CEP 81900-000 Sítio Cercado - Curitiba - PR.Dados Bancários
Banco: Bradesco S.A
Agência: 780-3
Conta Corrente: 55487-1Importante
A justificativa legal para contratação dos treinamentos pode ser verificada na conjugação do art. 25, inciso II e parágrafo § 1º (Inexigência por notória especialização), com o art. 13, inciso VI (Contratação de serviços técnicos relativos ao treinamento e aperfeiçoamento de pessoal), da Lei 8.666/93 ou Art. 74. Inciso II da Lei 14.133/21.Condições Gerais de Contratação
Assegure sua participação e colabore para a viabilização do evento, preenchendo a ''ficha de inscrição'' com dados do órgão e inscrito com até 7 (sete) dias de antecedência. A Nova licita Treinamentos confirmará a realização do evento, no máximo com 5 (cinco) dias de antecedência à data de início do Evento. Aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento.
Obs: A inscrição será confirmada somente após o envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de comprometimento. O pagamento antecipado, também confirma a inscrição.Cancelamento por parte do treinando
O cancelamento da inscrição por parte do treinando poderá ser realizada com no mínimo 8 (oito) dias úteis de antecedência à realização do evento; após este prazo não mais será aceito o cancelamento da inscrição, mas poderá ser feita a substituição do participante por outro ou ainda, caso a inscrição tenha sido paga, poderá ser solicitada uma carta de crédito no valor da mesma, o que dará direito à instituição contratante de enviar o inscrito (ou outro) para participar de qualquer outro treinamento ministrado pela Nova Licita Treinamentos em qualquer lugar do Brasil ou na modalidade online ao vivo (no caso dos cursos online, será analisado o valor pago e compatibilizado com devido valor da inscrição do treinamento online).Cancelamento por parte da empresa
A Nova Licita Treinamentos reserva-se o direito de adiar ou cancelar o evento se houver insuficiência de quórum ou por motivo operacional relevante obrigando-se, porém, a comunicar tal fato com razoável antecedência aos inscritos.
Conteúdo programático
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
• Âmbito de aplicação
• Regras para transição e implantação da nova lei
• Princípios específicos
• Principais conceitos e definições
• Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP)
• Quem é quem nas contratações: Agentes Públicos/Contratação
• Controle das Contratações – Linhas de Defesa
• Planejamento da Contratação (Instrução processual)
FASE PREPARATÓRIA DA CONTRATAÇÃO
• Elaboração dos Estudos Técnicos Preliminares e Gestão de Riscos
• Metodologia para estimativa de preços
• Disposições e peculiaridades sobre as modalidades licitatórias
• Critérios de Julgamento
• Regime de Execução indireta de obras e serviços de engenharia
• Regras para elaboração do Termo de Referência – o que considerar ?
• Licitações Internacionais – Disposições gerais
AS LICITAÇÕES
• Objetivos do Processo Licitatório
• Análise da viabilidade Jurídica da Contratação
• Diretrizes para realização da contratação pública
• Participação especiais na licitação (Consórcio, Estrangeiro, Cooperado)
• Fases do processo de licitação (Da publicação a homologação)
CONTRATAÇÃO DIRETA
• Processo de Contratação direta (instrução)
• Hipóteses de Inexigibilidade de Licitação
• Principais hipóteses de Dispensa de Licitação
• Regras para Alienação de bens móveis e imóveis
INSTRUMENTOS AUXILIARES
• Regras para Credenciamento
• Regras para Pré-Qualificação
• Como realizar o Procedimento de Manifestação de Interesse ?
CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
• Prerrogativas da Administração (Cláusulas Exorbitantes)
• Garantias Contratuais
• Alocação de Riscos
• Formalização dos Contratos e suas cláusulas obrigatórias
• Duração dos Contratos
• Execução dos Contratos
• Alteração dos Contratos e dos Preços
• Hipóteses de Extinção do Contrato
• Recebimento do Objeto do Contrato
• Pagamento dos Contratos
• Hipóteses que geram a Nulidade dos Contratos
IRREGULARIDADES
• Rol das Infrações
• Hipóteses de Sanções Administrativas
• Dinâmica para aplicação de Sanções e sua dosimetria
• Impugnações, Esclarecimentos e Recursos
OFICINA PRÁTICA (PLANEJAMENTO)
• Apresentação de temas relacionados com as aulas com a respectiva divisão em grupos
• Plenária com exposição dos trabalhos a ser realizados pelos grupos